Museu de Arte Sacra de Oeiras: Um Tesouro Histórico Episcopal

O Museu de Arte Sacra de Oeiras, no Piauí, está instalado no antigo Palácio Episcopal da cidade, uma edificação de 1820. Este histórico prédio foi restaurado e inaugurado como museu em 15 de agosto de 1983, marcando um importante momento cultural e religioso para a região.

Na época da inauguração, a diocese de Oeiras e Floriano era liderada pelo Bispo Dom Edilberto Dinkelborg.

O evento contou também com o apoio de importantes figuras políticas e culturais: o então Governador do Estado do Piauí, Hugo Napoleão do Rego Neto, o então Secretário de Cultura do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Marcos Vinicius Vilaça, e o então Secretário de Cultura, Desportos e Turismo do Piauí, Jesualdo Cavalcanti Barros.

O museu abriga um rico acervo de arte sacra, com peças que retratam a profunda religiosidade e história cultural da região. Desde sua inauguração, o Museu de Arte Sacra de Oeiras tem se consolidado como um importante centro de preservação e divulgação do patrimônio histórico e religioso do Piauí.

Uma das salas de visitas do museu abriga a representação da “procissão do fogaréu”, que ocorre na quinta-feira da Semana Santa.

As lanternas são abastecidas com querosene e conduzidas por homens em trajeto pelo centro da cidade, quando as luzes são apagadas. Esses homens representam os soldados romanos, com suas tochas, à procura de Jesus Cristo, para prendê-lo.

Sala Procissão do Fogaréu

O prédio do museu está localizado no centro da cidade de Oeiras, ao lado da igreja matriz Nossa Senhora da Vitória.

Veículos de transporte de passageiros de cidades vizinhas ficam próximos do local, intensificando o movimento comercial e de serviços na cidade, especialmente em dia de feira.

A manutenção do prédio é financiada pelas taxas de entrada, que custam R$ 7,00, além de contar com a cooperação da prefeitura do município e do governo do estado do Piauí.



Publicado

em

por

Tags: